sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta-feira 13



Como já disse uma menina no mtv na rua de hoje: “eu acredito que o mundo é bem maior que um espelho...se você ta encalhada, vai procurar um macho! Não tem santo de cabeça pra baixo que vai te ajudar!” Eu concordo bastante com a minha amiiguinha ai, pensa comigo, será que depois que você quebrar uma espelho, ele te dar 7 anos de azar por vingança? Você ameaça uma santo de cabeça pra baixo pra ele te dar um namorado?! Você amarra o nome de alguém na boca de um sapo pra vida da pessoa ficar amarrada?! Poxa isso é muito ódio, e também loucura, pois até você consiguir pegar o sapo e amarrar o nome da pessoa nele, o dia já cabou e você perdeu seu tempo, besta! Kkk...E mais...por que um gato preto te faria mal? E as pessoas que tem um em casa? Tem má sorte todos os dias???


A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada pela galera como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira, dizem que foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o pior dia do ano, pra algumas pessoas.

Essa superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia que explicam a superstição. Na primeira delas, contam que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar, da merda! Simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

É de deixar noiado né?!

Um comentário:

  1. Só loucura, pq um gato preto dá azar e um cachorro não?! Será q só em rachar um espelho vou ter 7 anos de azar, PQ EU JÁ RACHEI e não aconteceu NADA!!
    Sinceramente, supertição é chato...td bem, eu não passo debaixo de escada, mas pq tenho medo q ela ou alguma coisa perto(ou em cima) dela caia em mim...
    Eu concordo com tu Alanna.

    ResponderExcluir