quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

1° de dezembro, dia mundial de luta contra aids



O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo uniu forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.

O preconceito e a discriminação ainda é muito forte no Brasil. Por isso, a campanha do Ministério da Saúde para o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids tratará o preconceito como tema.

O tema “Viver com Aids é possível. Com o preconceito não” é uma resposta às pesquisas. Quem vive com HIV/Aids pode trabalhar, estudar, praticar esportes, namorar, fazer sexo com camisinha, como todo mundo. Mas é preciso respeitar a rotina médica de tratamento, o mais difícil de viver com HIV/Aids é ter que conviver com o preconceito.

No site da campanha www.todoscontraopreconceito.com.br, reúne informações sobre a Aids e convida os brasileiros a participarem da corrente contra o preconceito. Interativo, o site estimula o envio de vídeos, fotos e cartas pela população com sugestões e colaborações na luta contra o preconceito e integra as redes sociais oficiais – Orkut, YouTube, Twitter, Flickr – do Ministério da Saúde na campanha.

“O que diferencia o soropositivo de outras pessoas é o preconceito”!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário